Postado em 23 de Março de 2021 às 16h22

A importância do café da manhã

Alimentação (3)

Se você é do tipo que pula o café da manhã, seja por falta de apetite, pressa ou preguiça, ou que prefere dormir um pouco mais a ter de fazer essa refeição, precisa mudar esse hábito. Isso porque o café da manhã é considerado a primeira e a principal refeição do dia. Mas, afinal, o que justifica que o café da manhã tenha tanta importância?

Segundo os especialistas em nutrição, um dos motivos é que os alimentos dessa refeição são os primeiros combustíveis do dia. Depois de várias horas em jejum, o corpo – especialmente o cérebro – precisa de alimentos.

Outra boa razão: se você não se alimenta corretamente no início do dia, pode apresentar hipoglicemia devido à baixa presença de glicose no sangue. E o resultado dessa falta de nutrientes no organismo vem por meio de tontura, náusea e até desmaios. Além disso, a falta de um café da manhã pode contribuir para a alteração no humor, dificuldade de se concentrar e, a longo prazo, levar ao sobrepeso e à obesidade. Isso porque, ao pular o café da manhã, a pessoa tende a comer muito mais na refeição seguinte.

Mudança de hábitos
Mas não basta acordar, tomar uma xícara de café e sair. É preciso se atentar ao que é consumido, incluindo alimentos saudáveis nessa primeira refeição. E há uma forma muito prática de ser seguida para dar um pontapé inicial nessa mudança de hábitos.

O Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, sugere que as três principais refeições diárias – café da manhã, almoço e jantar – devam se aproximar do atendimento das porções diárias recomendadas. Dessa forma, considerando a importância e as vantagens do seu consumo adequado, o café da manhã pode ser responsável pelo consumo de algumas ou de todas as porções diárias de alguns grupos alimentares, como o dos cereais, das frutas e sucos naturais, além do leite e seus derivados. Essas mudanças podem contribuir para uma adequação nutricional ao longo do dia, e com isso auxiliar na diminuição de sobrepeso e de obesidade e, ainda, melhorar o rendimento no trabalho e até o escolar, em crianças e adolescentes.

Veja também

Paladar infantil: O que é, como tratar e quando pode ser um transtorno23/03/21 Um adulto que não come comidas variadas, evita frutas e legumes e só quer comer frituras e doces? Esse tipo de comportamento caracteriza o que costumamos chamar de paladar infantil, ou seja, um adulto que prefere comidas sem muitos ingredientes nutritivos. Se você tem paladar infantil ou conhece alguém que tem, vem com a gente: hoje você vai descobrir que ele pode ser melhorado......
Cinco frutas nativas do Brasil23/03/21 Algumas frutas são bem conhecidas em suas regiões, mas desconhecidas no resto do país. Será que você conhece alguma dessas? Pequi Quem é do cerrado ou já viajou para alguma cidade do Centro-Oeste conhece.......

Voltar para Blog

 

Uso de Cookies


Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.